Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saúde Minas Gerais faz diagnóstico para a melhoria do atendimento na Farmácia de Minas de Uberlândia

  A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está desenvolvendo um diagnóstico, com foco na Farmácia de Minas de Uberlândia, q...

 


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está desenvolvendo um diagnóstico, com foco na Farmácia de Minas de Uberlândia, que tem como objetivo otimizar o acolhimento para 9 mil pacientes – atuais e futuros – residentes no município e buscar, junto à Secretaria de Saúde local, estratégias para humanizar e aumentar os locais de assistência para esse serviço. Atualmente, por dia, são realizados cerca de 450 atendimentos, entre dispensação, cadastro de novos processos e resposta para obter medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em apenas um local, no bairro Martins. Esta é a segunda maior unidade, sendo que a primeira é a da capital.

Nesta semana, de 17 a 20/3, técnicos da Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde (Subass) e a Subsecretaria Regionalização (SubR), além da Assessoria Estratégica da SES-MG se uniram à equipe regional e municipal para avaliar e discutir a jornada do paciente uberlandense na Farmácia de Minas, desde o momento da prescrição do remédio, como preencher o requerimento, agendamento, entrega da documentação, resposta do deferimento ou indeferimento do pedido e do atendimento rotineiro para dar continuidade ao tratamento.

Foram avaliados os processos de trabalho e dimensionamento da atual equipe da coordenação regional de Assistência Farmacêutica; incluindo a escuta dos servidores e aplicação de questionários com os usuários para registrar os elogios e pontos de melhoria. O diagnóstico também contou com uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia para trocar experiências quanto à descentralização do atendimento da Farmácia de Minas em outras cidades, compartilhar as dúvidas e propor a construção de estratégias para ampliar os locais de atendimento e melhorar este acolhimento aos pacientes que faz uso dos medicamentos do CEAF.

Segundo Flávia Fiuza Botelho, superintendente de Integração Regional da SubR, o mapeamento é composto da parte técnica e da parte de gestão. “Estamos realizando um trabalho de forma responsável e integrada. A coleta de dados vai subsidiar o desenvolvimento do trabalho técnico e fundamentar o trabalho gestor”. Botelho ainda completou que “estamos num caminho muito assertivo na busca de um atendimento de qualidade ao cidadão”.

Grazielle Dias da Silva, superintendente de Assistência Farmacêutica, disse que a reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia viabilizou discussões para a descentralização da Farmácia de Minas. “Os próximos passos incluem a elaboração de um plano de ação conjunto com a SMS para viabilizar a descentralização do atendimento aos usuários de medicamentos especializados. A partir disso, vamos ampliar os pontos de atendimento no município em parceria com a gestão local com o objetivo de melhorar a assistência aos munícipes de Uberlândia.

Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – PDCEAF

Iniciado em 2023, o PDCEAF visa levar um atendimento mais humanizado aos pacientes que fazem uso de medicamentos de doenças raras, de uso crônico prolongado, e que são de alto custo. É uma política estadual importante para quem necessita de tratamento para doenças como lúpus, esclerose múltipla, alzheimer, parkinson, entre outras. Além da maior facilidade no acesso e comodidade na retirada dos medicamentos, contribuiu para a obtenção de medicamentos em um tempo menor pela redução das filas e melhoria do atendimento integral à saúde do cidadão por meio do contato com o farmacêutico municipal.

Dos 18 municípios que pertencem à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, 17 estão aderidos ao PDCEAF. Com a adesão de Uberlândia a esta Política Estadual, 100% da região terá um cuidado farmacêutico integral, havendo inúmeros benefícios, tanto financeiros quanto de qualidade e agilidade no atendimento.

O superintendente regional de Saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, exemplificou alguns benefícios e melhorias. “O município recebe recurso estadual para a compra de equipamentos e melhoria de infraestrutura para atender os pacientes”.

Ferreira ressaltou também que a proximidade do paciente com a equipe de saúde de referência reduz as chances do preenchimento incorreto do laudo e receitas, bem como facilita o deslocamento. “Muitas vezes, o prazo para a liberação da medicação fica comprometido pela inconsistência do preenchimento da documentação necessária, sendo que o paciente vai na Farmácia de Minas, volta para a Unidade de Saúde e depois precisa retornar na Farmácia de Minas. Assim, com a montagem do processo estando descentralizada, estas inconsistências são reduzidas e corrigidas de forma mais ágil”.

Ele destacou ainda que, todo o atendimento contínuo ocorre perto da casa do paciente. “O paciente recebe rotineiramente o medicamento na Unidade de Saúde de referência, sem a necessidade de pegar até dois ou três ônibus para ser atendido no bairro Martins”, explicou o superintendente.

Ouvidoria Móvel

Na oportunidade da coleta das informações para o diagnóstico, dia 18/3, uma equipe da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) esteve na Farmácia de Minas para esclarecer dúvidas, divulgar os canais de atendimento e registrar manifestações dos usuários, contribuindo com a construção do plano de trabalho que está sendo desenvolvido pelo SES-MG e terá novos desdobramento em breve, para melhorias a curto, médio e longo prazo. A OGE esteve na Farmácia de Minas de Uberlândia no dia 18/3.

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos Lilian Cunha

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel