Oeste Mascote - Onça Fundação: O Oeste Futebol Clube foi fundado no dia 25 de janei...
Oeste Mascote - Onça
Fundação: O Oeste Futebol Clube foi fundado no dia 25 de janeiro de 1921, na cidade de Itápolis, interior do Estado de São Paulo.
Resumo histórico: A Cidade de Itápolis possuía um futebol amador atuante, onde quatro Clubes disputavam jogos amistosos e competições locais. Eram eles: o EC Itapolitano, o Guarani, o Garibaldino e o 7 de setembro da Sociedade Dançante e Recreativa. Todos esses clubes amadores antecederam ao Oeste FC, que surgiu de uma forma bastante curiosa. Vitor Lapenta e seu irmão, vindos da cidade do Rio de Janeiro, torcedores de Flamengo e Fluminense respectivamente, fizeram uma aposta no jogo Itápolis X Nova Aurora. Dependendo do resultado, o Itápolis seria denominado Flamengo ou Fluminense com suas respectivas cores. O Itápolis venceu por 3 X 0 e Vitor ganhou a aposta. Em comum acordo, resolveram dar o nome de Oeste em alusão à localização da cidade que fica no centro oeste do Estado de São Paulo. Victor, como ganhador da aposta, não abriu mão das cores e do escudo do rubro-negro carioca. Mesmo tendo sido fundado em 1921, o Oeste só foi legalizado com Diretoria e Estatuto em 18 de outubro de 1927, numa reunião ocorrida na residência de Domício Marconi, em que um grupo de pessoas da comunidade tinha o intuito de compor a 1ª Diretoria e registrar finalmente o Oeste FC na Federação Paulista de Futebol. No decorrer da sua história, o Oeste de Itápolis passou por algumas parcerias. A primeira delas foi como Grêmio Osasco Audax, com a finalidade de fortalecer o time e dar uma melhor estrutura nas disputas de jogos em nível nacional. Foram feitas duas parcerias com o clube de Osasco, localizado na região metropolitana de São Paulo:
1ª Parceria: Foi realizada em 2015, quando o Oeste participou da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, passando a mandar seus jogos no Estádio Municipal José Liberati, localizado em Osasco. Após o encerramento da Série B, a parceria foi encerrada e o clube retornou à cidade de Itápolis. Em abril de 2016, o Oeste jogou sua última partida no Estádio dos Amaros em Itápolis.
2ª Parceria: Em 2017, com a impossibilidade de atuar em Itápolis em função de irregularidades no Estádio Municipal dos Amaros, que estava vetado para eventos devido a vários problemas legais e estruturais, como a falta do Laudo do Corpo de Bombeiros e as condições de cumprir exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da falta de apoio financeiro da Prefeitura do Município, o Oeste voltou a ser parceiro do Audax, que acabara de ser vice-campeão paulista da Série A1, formando um elenco que mesclava jogadores das duas equipes e voltando a utilizar a cidade de o Osasco como sede, passando a denominação do clube para Oeste FC. Para os torcedores do clube, a transferência de Itápolis para Osasco, causou um sentimento que só pode ser comparado à perda de um ente querido. A cidade perdeu para Osasco o seu representante junto a Federação Paulista de Futebol.
Localização: Atualmente o Oeste Futebol Clube está sediado no Município de Barueri, Região Metropolitana de São Paulo.
Barueri – São Paulo
Estádio: O Oeste Futebol Clube manda seus jogos na Arena Municipal Orlando Batista Novelli, também conhecida como Arena Barueri, com capacidade para 31.452 espectadores. Atualmente, é a segunda casa da Sociedade Esportiva Palmeiras, pois o seu principal patrocinador, a Crefisa, adquiriu os direitos do uso do estádio pelos próximos 35 anos a contar de 2023.
Arena Barueri
Estatística:
2025 – O Oeste Futebol Clube tem previsão de disputar as seguintes competições:
Campeonato Paulista A2.
Copa Paulista.
Nenhum comentário