Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia marca parceria entre Educação e Uemg

Foram ofertadas mais de 600 vagas entre municípios que aderiram ao Projeto Mãos Dadas, reforçando a cooperação entre Estado e municípios na ...


Foram ofertadas mais de 600 vagas entre municípios que aderiram ao Projeto Mãos Dadas, reforçando a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) deram início a jornada acadêmica dos estudantes com a aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SEE/MG e a Uemg e as vagas foram distribuídas entre os municípios aderentes ao Projeto Mãos Dadas, que tem como propósito a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público. Ao todo, estudantes de 22 cidades foram contemplados com a parceria.

Durante a aula inaugural, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, relembrou como se deu a construção da parceria e destacou o trabalho feito pela instituição.

“Nesta formação, eu tenho certeza que formaremos professores ainda mais capacitados, com conhecimento científico para levar às nossas salas de aula metodologias de aprendizagem, melhorando ainda mais nossos indicadores”, disse.

A reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, destacou o trabalho longevo feito pela instituição na formação de professores em Minas Gerais. “Todos aqui uníssonos queremos dar boas-vindas a todas vocês e a todos vocês que aceitaram o desafio dessa formação em serviço na nossa Faculdade de Educação”, afirmou.

O curso

A presença de professores licenciados em Pedagogia nas escolas que ofertam a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental  é um fator determinante para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento integral dos estudantes.

A Licenciatura em Pedagogia capacita o professor para compreender os fundamentos da educação, a didática e as metodologias de ensino voltadas para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Essa qualificação é essencial para que os docentes possam planejar, mediar e avaliar o processo educativo de forma reflexiva e crítica, garantindo que os estudantes desenvolvam competências e habilidades fundamentais para sua formação cidadã e acadêmica. 

Além disso, a presença de profissionais devidamente habilitados reduz os índices de evasão e repetência escolar, pois professores capacitados possuem maior domínio sobre práticas inclusivas, estratégias de ensino diferenciadas e formas de lidar com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. 

Além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores, esta iniciativa fortalece a política de colaboração entre o Estado e os municípios, garantindo a melhoria da gestão educacional e a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes.

Compartilhe nas redes sociais

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel