Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CIB-SUS aprova propostas para a construção de sedes para dezesseis Caps no Norte de Minas

O Norte de Minas poderá ser contemplado com a construção de sedes para 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com investimentos provenien...


O Norte de Minas poderá ser contemplado com a construção de sedes para 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com investimentos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções 2025. As propostas foram aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) de Minas Gerais, por meio das deliberações 5.158 e 5.164, publicadas nos dias 25 e 28/3.

Em todo o país o Novo PAC contempla sete modalidades no eixo saúde. A previsão é de que sejam selecionados 19.845 empreendimentos, com investimento de R$ 5,8 bilhões. 

Entre os projetos a serem contemplados está a construção de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial, priorizando regiões com falta de atendimento ou baixa cobertura. As unidades terão como foco o atendimento de todas as faixas etárias da população acometida por transtornos mentais, incluindo problemas decorrentes do uso de álcool e drogas. 

Para a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, a CIB-SUS aprovou propostas para a construção de sedes para onze Centros de Atenção Psicossocial, contemplando os seguintes municípios: Bocaiuva, Coração de Jesus, Salinas, Francisco Sá, Espinosa, Janaúba, Jaíba, Montes Claros, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso e Taiobeiras.

Na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária as propostas contemplam cinco municípios: Manga, Januária, Brasília de Minas, São Francisco e Urucuia.

A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na SRS de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, avalia que “a iniciativa dos municípios em apresentar propostas para a construção de sedes próprias para Caps é importante para a estruturação e fortalecimento dos serviços já existentes no Norte de Minas. Isso porque muitos serviços funcionam em imóveis alugados e necessitam de muitas adequações para atender as demandas de atendimentos da população”. 

Ainda de acordo com Denise Silveira, caso o Ministério da Saúde viabilize a construção de sedes próprias para os Centros de Atenção Psicossocial, haverá uma consequente melhora dos serviços prestados à população. Isso porque os projetos arquitetônicos seguem modelos já testados e aprovados pelo Ministério da Saúde, o que viabilizará a melhoria dos processos de trabalho, seguindo os protocolos de atendimento.

Já a referência técnica em saúde mental na SRS Montes Claros, Alcina Mendes Brito lembra que, em 2013, o Ministério da Saúde disponibilizou recursos para a construção de sedes próprias de Caps e voltou a contemplar essa iniciativa em 2024, por meio da Política de Saúde Mental. “Ter uma sede própria é um sonho de muitas equipes e usuários dos serviços. Com as propostas de investimentos anunciadas neste ano, estamos com grande expectativa na aprovação dos pleitos enviados ao Ministério da Saúde”.

Policlínicas

Com recursos financeiros que também podem ser viabilizados pelo Ministério da Saúde, por meio da Deliberação 5.164, a CIB-SUS aprovou propostas para a construção de duas policlínicas em Montes Claros, contemplando os bairros Ibituruna e Santa Lúcia.

Pedro Ricardo / Foto: Divulgação Caps de Bocaiuva

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel