Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Governo de Minas Gerais discute perspectivas e conhece detalhes para as obras dos aeroportos de Montes Claros, Uberlândia e Uberaba

Em reunião em São Paulo, governador ouviu sobre o andamento de concessão à Aena e reforçou engajamento para melhorias nesses terminais Aluís...


Em reunião em São Paulo, governador ouviu sobre o andamento de concessão à Aena e reforçou engajamento para melhorias nesses terminais

Aluísio Eduardo / Digital MG

O governador Romeu Zema se reuniu com membros da diretoria da Aena, maior gestora de aeroportos do mundo em número de passageiros, nesta segunda-feira (7/4). Ele esteve acompanhado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, e pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Em 2022, a Aena venceu o processo de concessão e, há pouco mais de dois anos, assumiu a gestão dos aeroportos de Montes Claros (Mário Ribeiro), Uberaba (Mário de Almeida Franco) e Uberlândia (Tenente Coronel Aviador César Bombonato), com o compromisso de realizar significativos investimentos em infraestrutura, modernização e ampliação da capacidade operacional.

Até o ano que vem, a empresa prevê investir mais de R$ 600 milhões nesses três aeroportos, com foco na reestruturação dos terminais de passageiros, ampliação de pistas e pátios de aeronaves, além da implantação de melhorias em segurança operacional, conforto e eficiência dos serviços.

“Essas obras serão concluídas ainda em 2026. Teremos três aeroportos com novos equipamentos, mais conforto e segurança. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da empresa. No que depender do Governo do Estado, estaremos agilizando ao máximo para que as obras não sofram nenhum tipo de atraso", reforçou o governador Romeu Zema.

A empresa também é gestora do Aeroporto de Congonhas, onde ocorreu o encontro desta segunda-feira. O governador pôde verificar as melhorias que estão sendo realizadas neste que é um dos principais aeroportos do país, incluindo modernização da área de trânsito dos passageiros e do terminal, o que comprova a expertise da Aena para atuar em Minas Gerais.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Aena, Fernando Santiago Ys, o diretor-executivo Kleber Meira e o diretor de obras Marcel Moreno. Eles apresentaram o plano de investimento nos aeroportos mineiros. As principais obras devem ter início nas próximas semanas. No caso de Uberlândia, por exemplo, será criado um novo acesso ao terminal. Em Uberaba, a área de passageiros mais que dobrará de tamanho, enquanto o de Montes Claros deverá triplicar e contará com um novo pátio.

Parceiros

Aluísio Eduardo / Digital MG

Com sede na Espanha, a Aena administra mais de 40 aeroportos espanhóis, incluindo os de Madri (Barajas) e Barcelona (El Prat), além de atuar internacionalmente em países como México, Colômbia, Reino Unido e Brasil. No Brasil, a Aena iniciou suas operações em 2019, ao vencer o leilão da 5ª  rodada de concessões da ANAC, assumindo a gestão de seis aeroportos  localizados na região Nordeste: Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João  Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Em 2022, ampliou sua presença no país ao vencer a 7ª rodada de concessões, passando a administrar mais 11 aeroportos distribuídos entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.

A Sede-MG e a Invest Minas têm atuado como articuladores institucionais para viabilizar os investimentos da Aena em Minas Gerais.


A agência de atração de investimentos tem apoiado a empresa junto às prefeituras de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, além de atuar na interlocução com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG).

Encontro com ex-presidente

Antes de se reunir com os diretores da Aena Brasil, o governador Romeu Zema se encontrou, também em São Paulo, com o ex-presidente da República Michel Temer. Eles conversaram sobre ideias e ações que possam ser implementadas em Minas Gerais.

Temer assumiu a presidência da República em 2016, ocasião em que adotou necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos. Em 2023, ele foi homenageado pelo Governo de Minas com Grande Colar da Medalha da Inconfidência.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel