Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saudosismo

                                     Dalmo                    Paulista de Jundiaí Primeiro time de futebol Nascimento: Dalmo Gaspar nasceu...

                                  

 Dalmo                   Paulista de Jundiaí Primeiro time de futebol


Nascimento: Dalmo Gaspar nasceu no dia 19 de outubro de1932, na cidade de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo.


Resumo Histórico da Carreira de jogador de Futebol: Dalmo começou sua trajetória no futebol no bairro de Vianelo, na cidade de Jundiaí, onde foi campeão juvenil da Liga Jundiaiense de Futebol, defendendo o São Paulo de Jundiaí, e posteriormente integrando o elenco do Paulista, onde se profissionalizou em 1951. Em 1954, foi contratado pelo Guarani de Campinas e se destacou jogando como zagueiro. Sua grande performance despertou o interesse do Santos Futebol Clube, que o contratou em outubro de 1957. No Santos, passou a jogar como lateral esquerdo em função da chegada do zagueiro Formiga. Dalmo conquistou a titularidade jogando ao lado de Pelé, Pepe, Coutinho, Pagão dentre outros grandes jogadores do time da Vila Belmiro. Em 1963, quando o Santos conquistou o Bicampeonato Mundial de Clubes, que foi disputado entre Santos e Milan através de três partidas decisivas, a primeira com a Vitória do Milan por 4 X 2, no estádio San Siro em Milão na Itália, a segunda no Maracanã no Rio de Janeiro com a vitória do Santos também pelo placar de 4 X 2, forçando uma terceira partida, realizada também no Rio de Janeiro com a vitória do time Santista por 1 X 0, na qual Dalmo entrou em definitivo para a história do Clube Praiano por ter marcado de pênalti o único gol da partida aos 31 minutos do primeiro tempo. No Santos, Dalmo jogou 369 partidas e marcou 4 gols. Em 1964, foi contratado pelo Guarani de Campinas, onde permaneceu por duas temporadas. Em 1967 encerrou a carreira no Paulista de Jundiaí. Após encerrar a carreira de jogador de futebol, Dalmo começou uma nova etapa no futebol como Treinador no interior paulista.


Curiosidades:

1. Numa excursão ao continente europeu, Pelé teria ganhado uma chuteira moderna de borracha. O rei do futebol agradeceu, guardou o presente no quarto do hotel e teria desdenhado o calçado, dizendo que o deixaria ali mesmo sem levar ao Brasil. Colega de quarto de Pelé, Dalmo pegou a chuteira para si e a usou durante as competições nacionais.

2. Durante muito tempo, o jogador jundiaiense garantiu ser ele o inventor da “paradinha”, forma de cobrar pênalti em que o batedor para na frente da bola, espera o goleiro cair para um lado e chuta no outro. Na sabedoria popular, diz-se que Pelé é o inventor da técnica.

Time do Santos Campeão da Copa Intercontinental – Mundial de Clubes 1963


Dalmo jogou nos seguintes Clubes:

Paulista de Jundiaí

Guarani

Santos

São Paulo

São Paulo

São Paulo

1951 a 1954 e 1967

1954 a 1957

1957 a 1964



Principais títulos conquistados por Dalmo:

Clube

Competição

Ano




Santos


Campeonato Estadual Paulista

05

1958, 1960, 1961, 1962 e 1964

Troféu Teresa Herrera

01

1959

Torneio Pentagonal da Cidade do México

01

1959

Torneio Quadrangular de Valência 

01

1959

Torneio Cidade de Paris

02

1960 e 1961

Campeonato Brasileiro Série A

02

1961 e 1964

Torneio da Itália

01

1961

Torneio Regional de Guadalajara - México

01

1961

Torneio da Costa Rica

01

1961

Copa Intercontinental (Mundial de Clubes)

02

1962 e 1963

Copa Libertadores da América

02

1962 e 1963


Falecimento: Dalmo faleceu no dia 02 de fevereiro de 2015, aos 82 anos, em Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, vítima de infecção bacteriana no sangue.


Coluna do Vidal

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel