Dalmo Paulista de Jundiaí Primeiro time de futebol Nascimento: Dalmo Gaspar nasceu...
Dalmo Paulista de Jundiaí Primeiro time de futebol
Nascimento: Dalmo Gaspar nasceu no dia 19 de outubro de1932, na cidade de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo.
Resumo Histórico da Carreira de jogador de Futebol: Dalmo começou sua trajetória no futebol no bairro de Vianelo, na cidade de Jundiaí, onde foi campeão juvenil da Liga Jundiaiense de Futebol, defendendo o São Paulo de Jundiaí, e posteriormente integrando o elenco do Paulista, onde se profissionalizou em 1951. Em 1954, foi contratado pelo Guarani de Campinas e se destacou jogando como zagueiro. Sua grande performance despertou o interesse do Santos Futebol Clube, que o contratou em outubro de 1957. No Santos, passou a jogar como lateral esquerdo em função da chegada do zagueiro Formiga. Dalmo conquistou a titularidade jogando ao lado de Pelé, Pepe, Coutinho, Pagão dentre outros grandes jogadores do time da Vila Belmiro. Em 1963, quando o Santos conquistou o Bicampeonato Mundial de Clubes, que foi disputado entre Santos e Milan através de três partidas decisivas, a primeira com a Vitória do Milan por 4 X 2, no estádio San Siro em Milão na Itália, a segunda no Maracanã no Rio de Janeiro com a vitória do Santos também pelo placar de 4 X 2, forçando uma terceira partida, realizada também no Rio de Janeiro com a vitória do time Santista por 1 X 0, na qual Dalmo entrou em definitivo para a história do Clube Praiano por ter marcado de pênalti o único gol da partida aos 31 minutos do primeiro tempo. No Santos, Dalmo jogou 369 partidas e marcou 4 gols. Em 1964, foi contratado pelo Guarani de Campinas, onde permaneceu por duas temporadas. Em 1967 encerrou a carreira no Paulista de Jundiaí. Após encerrar a carreira de jogador de futebol, Dalmo começou uma nova etapa no futebol como Treinador no interior paulista.
Curiosidades:
1. Numa excursão ao continente europeu, Pelé teria ganhado uma chuteira moderna de borracha. O rei do futebol agradeceu, guardou o presente no quarto do hotel e teria desdenhado o calçado, dizendo que o deixaria ali mesmo sem levar ao Brasil. Colega de quarto de Pelé, Dalmo pegou a chuteira para si e a usou durante as competições nacionais.
2. Durante muito tempo, o jogador jundiaiense garantiu ser ele o inventor da “paradinha”, forma de cobrar pênalti em que o batedor para na frente da bola, espera o goleiro cair para um lado e chuta no outro. Na sabedoria popular, diz-se que Pelé é o inventor da técnica.
Time do Santos Campeão da Copa Intercontinental – Mundial de Clubes 1963
Falecimento: Dalmo faleceu no dia 02 de fevereiro de 2015, aos 82 anos, em Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, vítima de infecção bacteriana no sangue.
Nenhum comentário