Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saudosismo

                             João Saldanha                                     Botafogo FR                                                ...

 

        Demitido há 50 anos, Saldanha deixou marca no Brasil tricampeão -  17/03/2020 - Esporte - Folha                

  João Saldanha                                    Botafogo FR

                                                           Início da carreira como jogador de futebol



Nascimento: João Alves Jobim Saldanha nasceu no dia 03 de julho de 1917, na cidade de Alegrete, interior do Estado do Rio Grande do Sul.


Resumo histórico de sua passagem pelo futebol: João Saldanha jogou futebol profissional na posição de zagueiro por pouco tempo, no Botafogo de Futebol e Regatas na cidade do Rio de Janeiro. Abandou a carreira de jogador, formou-se em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Brasil, atual Faculdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1939 e 1940, João Saldanha trabalhou no Botafogo como intérprete do técnico húngaro Dori Kürschner com quem aprendeu tática de futebol. Em 1957, Saldanha foi contratado como Técnico do Botafogo. Apesar da pouca experiência, conquistou o Campeonato Carioca daquela temporada, disputando uma final histórica em que goleou o Fluminense pelo placar de 6 X 2, comandando um time que contava com os craques Garrincha e Nilton Santos.  Em 1960, após ter estudado jornalismo incentivado por amigos e por sua esposa Ruth, que era irmã do renomado jornalista Rui Viotti, aceitou o convite para fazer um teste com a finalidade de integrar a equipe da Radio Guanabara (atual Bandeirantes AM), tornando-se um destacado cronista esportivo. Acumulou passagens marcantes pelas rádios Nacional, Globo, Tupi, Jornal do Brasil, TVs Rio, Manchete e Globo. Na TV Globo, apresentava seus comentários esportivos no programa “Dois minutos com João Saldanha” e assinou colunas nos jornais Última Hora, O Globo, Jornal do Brasil e revista Placar. Com toda sua experiência vivida no futebol, não media palavras para criticar jogadores, treinadores e dirigentes, conquistando fãs e desafetos. Em 04 de janeiro de 1969, foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira. Na Copa do mundo de 1966, uma das principais críticas sofrida naquela ocasião foi a falta de entrosamento e da não existência de um time-base. Saldanha tentou resolver esse problema convocando um elenco formado em sua maioria por jogadores do Santos e do Botafogo, que eram os melhores times da época. E com esse plantel o seu time se destacou na fase eliminatória para a Copa do Mundo de 1970. De uma frase sua, quando teria dito que só convocaria feras, surgiu a expressão “Feras do Saldanha” para designar aquela seleção. Graças ao seu trabalho, a seleção brasileira reconquistou a autoestima e a confiança dos torcedores, que 


tinham perdido após a pífia campanha na Copa de 1966.  Apesar das vitórias, Saldanha foi criticado publicamente por Dorival Knipel, treinador do Flamengo, conhecido por Yustrich, pela preparação física dos jogadores, e também houve desentendimentos dentro de sua comissão técnica sobre a condução dos treinamentos. João Saldanha foi demitido do Comando Técnico da Seleção Brasileira, fato até hoje pouco esclarecido. Como o próprio Saldanha disse em entrevista à TV Cultura, e também sabido pelo conhecimento popular, ele teria sido retirado do comando da Seleção por causa de sua negativa em selecionar jogadores que eram indicados pessoalmente pelo presidente Emilio Garrastazu Médici, durante a ditadura militar, em particular o atacante Dario Maravilha. Sua punição, agravada por ser militante do Partido Comunista Brasileiro, foi a dispensa do comando da seleção meses antes do mundial, o que deixou eternos rumores a respeito do medo da ditadura em ver um comunista voltar da Copa do México com a Jules Rimet nas mãos. João Saldanha voltou ao jornalismo depois desse episódio e continuou a criar citações da história do futebol brasileiro como: “O futebol brasileiro é uma coisa jogada com música”.


Feras do Saldanha

As 11 Feras do Saldanha - O Santos era a base da Seleção

Time base utilizado por João Saldanha nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1970


Equipes treinadas por João Saldanha

Botafogo

Seleção Brasileira

C:\Users\Casa\Desktop\cb_botafogo-rj-1.gif

C:\Users\Casa\Desktop\150px-CBD.png

1957

1969


Título conquistado pelo técnico de futebol João Saldanha

Clube

Competição Estadual

Ano

Local


C:\Users\Casa\Desktop\cb_botafogo-rj-1.gif

Botafogo




Campeonato Carioca



1957



Rio de Janeiro

   

João Saldanha - Jornalista Esportivo

Imagem representativa do item


Falecimento: João Alves Jobim Saldanha faleceu no dia 12 de julho de 1990, na cidade de Roma na Itália, vítima de um enfisema pulmonar, enquanto trabalhava como jornalista esportivo pela TV Manchete na cobertura da Copa do Mundo da FIFA realizada naquele país.


Coluna do Vidal

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel