Foto: rede social (facebook oficial da SEFJ-DF) A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) dá mais um passo importante no proce...
Foto: rede social (facebook oficial da SEFJ-DF)
A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) dá mais um passo importante no processo de fortalecimento e modernização do programa Jovem Candango, com a publicação de diretrizes acerca da gestão do programa em portaria publicada no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (07).
De acordo com o texto, as normas fixadas valerão a partir do próximo ciclo do programa, ou seja, a partir do próximo edital previsto para ser publicado ainda neste ano. As diretrizes publicadas remetem às ações que serão realizadas pela SEFJ, como a implantação do ponto eletrônico para registro de frequência dos jovens, reuniões bimestrais de acompanhamento do programa junto aos órgãos participantes, aplicação periódica de pesquisas de satisfação junto aos jovens e aos órgãos parceiros e aplicação periódica de pesquisas de satisfação junto aos jovens e aos órgãos parceiros, por exemplo.
Um ponto de destaque na iniciativa, refere-se à escuta direcionada aos jovens com a criação da Rede Distrital do Jovem Candango, como canal de comunicação direta com os jovens contratados, para envio de informações oficiais, convocações, orientações e feedbacks.
“Esse canal será um importante meio de aproximação ao jovem, a fim de que possamos também entender melhor a sua realidade e aprimorar o programa conforme as necessidades apontadas, pois acreditamos que o programa é um ponto de partida na vida dessas pessoas com um impacto direto na sociedade”, afirmou o secretário da SEFJ, Rodrigo Delmasso.
Para a jovem candanga, Ana Mesquita, a proposta será muito útil no dia a dia. “É uma ideia muito boa, pois gostaria de registrar algumas sugestões e também saber melhor sobre as ações em prol dos jovens”, analisou.
Além disso, a Pasta também fixou obrigações das insituições contratadas na gestão do programa que deverão realizar reuniões preparatórias com os jovens participantes do Programa Jovem Candango, abrangendo os seguintes temas:
I – apresentação da estrutura organizacional do Governo do Distrito Federal;
II – apresentação do Manual de Redação Oficial do Governo Distrito Federal;
III – apresentação do Estatuto da Juventude do Distrito Federal, conforme a Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021; e
IV – apresentação da conduta, direitos, deveres e ambientação no serviço público.
O Jovem Candango possui quase dois mil contratados que atuam em áreas administrativas do Governo. O contrato tem duração de dois anos e conta com o pagamento de meio salário mínimo, auxílio – transporte, 13°, férias, vale alimentação, seguro de vida, uniforme e crachá. Os participantes trabalham quatro horas por dia no contraturno escolar com um dia na semana com foco na aprendizagem.
A Secretaria informou que a divulgação oficial sobre o cronograma relativo ao próximo processo seletivo também será apresentado no DODF, sendo posteriormente divulgado no site oficial da SEFJ e redes sociais.
Da redação do Portal de Notícias da Rádio Tribuna FM de Brasília, com informações da Secretaria da Família e Juventude.
Nenhum comentário