Page Nav

HIDE
Domingo, Março 30

Pages

Últimas notícias:
×
Logo SimpleAds

DF: Doença infecciosa que mais mata no mundo, tuberculose tem tratamento nas UBSs do DF

  Especialistas reforçam importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado Começou aparentemente como uma gripe fraca. Não demorou...

 


Especialistas reforçam importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começou aparentemente como uma gripe fraca. Não demorou para que a tosse seca evoluísse e as dores nas costas sugerissem acometimento dos pulmões. Jorge da Silva, 56 anos, buscou o Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), da Secretaria de Saúde (SES-DF), no início de fevereiro de 2023. Lá, realizou exames e recebeu o diagnóstico de tuberculose pulmonar.

Antes do fim daquele mês, na própria unidade especializada, ele deu início ao tratamento. Após seis meses, o morador do Gama estava curado da doença. Jorge alerta que não se pode minimizar a gravidade dos sintomas: “É preciso investigar direito, ir atrás de assistência, realizar os exames. Por teimosia, um quadro pode ser agravado e até levar ao óbito”. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído como 24 de março, a secretaria conscientiza sobre os sintomas e a importância de buscar atendimento nos primeiros sinais da doença.

Arte: Secretaria de Saúde

Atendimento especializado

A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis (partículas respiratórias) contaminados com o bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) na tosse, na fala ou no espirro. Calcula-se que, durante um ano, uma pessoa sem tratamento possa infectar de dez a 15 pessoas.

Caso a tosse siga por mais de três semanas, é necessário procurar atendimento em uma das 176 unidades básicas de saúde (UBSs) do DF. “A tuberculose é uma doença que pode ser diagnosticada em qualquer idade. É fundamental manter o vínculo com as equipes de Saúde da Família (eSF)”, explica o responsável técnico pela tuberculose na Gerência de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist) da SES-DF, Ricardo Gadelha.

A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

Todas as UBSs do DF oferecem o diagnóstico e o tratamento – que deve ser seguido rigorosamente até o final. Para encontrar a unidade de referência, basta indicar o CEP.

Crescimento

A tuberculose é a principal causa de morte por doenças infecciosas no mundo, superando a covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2023, foram diagnosticados aproximadamente 8,2 milhões de casos – o maior número desde o início do monitoramento global, em 1995. Lembrado nesta segunda-feira (24), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose conscientiza sobre os sintomas e a importância de buscar atendimento nos primeiros sinais da doença.

Desde 2020, os diagnósticos de tuberculose no Brasil têm mostrado uma tendência crescente. Em 2020, a taxa era de 33,1 casos por 100 mil habitantes. Já em 2023, esse número subiu para 40 ocorrências a cada 100 mil habitantes, representando um aumento de mais de 15 mil casos por ano. No DF, em 2024, foram identificadas 480 novas ocorrências, sendo 392 de tuberculose pulmonar ー a forma mais frequente e também a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão.

Da redação do Portal de notícias com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel

Resenha de de futebol Atuação preocupante

Governo do Maranhão inicia mutirão de cirurgias ortopédicas ...

O governador Brandão inaugura estádio e obra de pavimentação...

Parque Internacional da Paz é o novo cartão-postal dos brasi...

Gasmig e Iveco firmam parceria para promover o uso de gás na...

O governador Ibaneis Rocha inaugura o maior sistema de drena...

O Estado de Minas Gerais amplia as opções para os cidadãos r...

Drenar DF: Como este GDF destravou a maior obra de drenagem ...

GDF: Licitação para pavimentação de trecho da DF-285 tem dat...

Melhoramento genético impulsiona qualidade e produtividade d...

publicidade
publicidade
publicidade