No dia 19/3, a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu uma reunião virtual com os f...
No dia 19/3, a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu uma reunião virtual com os farmacêuticos dos municípios executores da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), O encontro teve como objetivo alinhar processos de trabalho e discutir estratégias relacionadas à execução da política nos municípios que fazem parte da regional de saúde.
O componente especializado busca garantir acesso a medicamentos para tratamento de doenças raras ou de uso prolongado, com alto custo de compra pelo paciente, como no caso do Alentuzumabe, medicação para esclerose múltipla.
Participaram do encontro representantes das cidades de Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma, todos responsáveis pela execução da PDCEAF em seus municípios. A coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Pirapora, Luciana de Almeida Magalhães, conduziu a reunião, que abordou os principais desafios na abertura e reavaliação de processos, além dos procedimentos adequados para o envio ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Também foram discutidas ações voltadas para o controle de estoque.
Luciana Magalhães apresentou procedimentos de trabalho que impactam diretamente o cumprimento das metas dos indicadores da PDCEAF, conforme previsto na Resolução SES/MG nº 9.063/2023. Essa resolução aprovou a política de descentralização e definiu normas e critérios para solicitação, dispensação e renovação de tratamento, além de tratar do financiamento para adesão dos municípios ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Durante o encontro, foram discutidos os critérios de pendência nos processos e propostas de apoio aos municípios para o cumprimento das metas da política. Segundo a coordenadora, alinhar esses pontos é fundamental para melhorar a avaliação dos indicadores. “A definição e discussão dos processos de trabalho que impactam diretamente os indicadores definidos pela Resolução SES/MG nº 9.063/2023 são fundamentais para a redução dos erros e consequente melhoria da avaliação dos indicadores”, destacou Luciana Magalhães.
A reunião cumpriu seu papel de promover um espaço técnico e orientativo para os profissionais responsáveis pela execução da PDCEAF nos municípios. Com troca de informações, repasse de procedimentos e alinhamento sobre os critérios definidos pela política, a expectativa é de que os municípios aprimorem sua atuação e garantam maior efetividade na dispensação e continuidade do tratamento dos usuários por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Por: Gerência Regional de Saúde de Pirapora / Foto: Luciana Magalhães
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário